quarta-feira, 11 de março de 2009

ANA SOFIA PAIVA

Nasce em Lisboa, em 1981.
Estuda música desde os 10 anos.
Inicia a sua actividade como actriz aos 16 anos, quando integra a companhia Projecto Ficções, no Seixal. Nessa altura faz a formação para jovens na Comuna Teatro de Pesquisa em Expressão Dramática, Plástica e Musical, orientada por João Mota. Formou-se como actriz na Escola Superior de Teatro e Cinema.

Destaca ao longo dos anos algumas formações complementares:

Clown (Leo Bassi, Marcelo Katz, Giovanni Fusetti, Nanny Cogorno)
Mimo Corporal Dramático (André Guerreiro)
Técnica Meisner (John Frey)
Movimento Contemporâneo
(Luca Aprea, Peter Michael Dietz)
Dança Butoh (Mestre Katsura Kan)
Dramaterapia (Aanand Chabukswar)
Marionetas e Formas Animadas (Neville Tranter)
Escrita Criativa (Pedro Paixão)
Escrita para Teatro (Arlindo Marques)

Em 2003, com o Teatro Nóz, estreia o espectáculo para crianças “Eu, Tu, Ele, Nós, Vós, Eles”, encenado por Sofia Cabrita.

Nesse mesmo ano viaja para a Escócia para integrar o elenco de “Cinzento/Grey”, um espectáculo do Teatro do Vestido, com encenação de Joana Craveiro.

De entre os vários trabalhos que se seguiram, destaca a permanência no Bica Teatro, companhia de teatro de itinerância, onde integrou de Janeiro de 2005 a Março de 2007 o elenco fixo da companhia, realçando dessa altura o trabalho em projectos de continuidade com crianças e idosos, bem como alguns espectáculos como:

“D’Abalada”, com encenação de Ana Támen.
“O Corvo e a Raposa”, com texto de Sérgio Godinho
“Quem não Trabuca não Manduca”, com encenação de Sofia Cabrita, no Festival de Teatro do Occidente (Venezuela).
“Clandestinos”, na Mostra de Artes do SESC de São Paulo (Brasil)

Desenvolve um trabalho ao nível da formação, maioritariamente direccionada para crianças e adolescentes, em Expressão Dramática e Dinâmicas de Grupo, de onde destaca os workshops ligados ao Projecto Intervenir, em bairros de risco, a participação num programa de Intercâmbio Cultural em Cabo Verde e o projecto infanto-juvenil de animação sócio-educativa sobre a água, ainda em continuidade, em parceria com os SMAS de Sintra. Lecciona várias formações em Narração Oral e Contadores de Histórias no espaço SOU - Movimento e Arte, onde trabalha como artista residente e coordenadora da formação artística e dos projectos sócio-culturais.

Em Abril de 2007, junta-se à equipa do Teatro Regional da Serra do Montemuro para participar como música e actriz no espectáculo de máscaras “Splash!”, com encenação Nuno Pino Custódio.

Em Agosto do mesmo ano, integra o elenco do espectáculo de máscaras “Aniñando”, com encenação de Sofia Cabrita, encenadora com a qual continua a desenvolver vários trabalhos.

Trabalha como bolseira no projecto de investigação do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional, onde se dedica à transcrição de contos tradicionais portugueses inéditos, sob a coordenação da Dra. Isabel Cardigos, directora do Centro de Estudos Ataíde de Oliveira.

Fotografia: Sofia Leite

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial